Ter sua casa bonita e com um acabamento com rejunte de epóxi em azulejos, cerâmica ou porcelanato bem feito é importante. Para isso investimos tempo e dinheiro nos mais diferentes métodos para ficarmos satisfeitos!


Uma das coisas que pode garantir uma casa mais agradável é o fato de revestir com peças de cerâmica, de mármore ou de porcelanato. Tudo belíssimo e essencial para a beleza da casa. Mas como garantir um trabalho limpo e bem feito?

Já existiam vários tipos de rejuntes, mas o que vem fazendo mais sucesso é o Rejunte Epóxi. Por garantir impermeabilidade, um acabamento liso,  ter aditivo antimofo. O rejunte epóxi se tornou uma grande mania, mas vale saber alguns cuidados e serem tomados na hora de utilizá-lo. Apesar dos fabricantes afirmarem que é de fácil aplicação, ele exige alguns cuidados.

– Primeiramente é necessário misturar bem o produto antes de aplicar; a aplicação é feita de forma semelhante à de outros rejuntes, mas fique atento, após feita a mistura tem um tempo limite para a aplicação do produto. O grande trabalho começa na hora de retirar os excessos de produto que ficam dentre as peças. O tempo máximo para que a limpeza seja feita é informada por alguns fabricantes, já por outros não, mas o ideal é que a limpeza seja feita logo após a massa ser aplicada (usando um pano seco), dessa forma garante que não haja erros; no geral só 30 minutos para retirar o excesso de produto, e duas horas para fazer a limpeza final.

Fazer o piso inteiro para depois fazer a limpeza não é aconselhável, pois depois de um certo tempo a retirada dos excessos se torna  mais difícil. Vale lembrar que retirar o produto depois de um prazo de mais ou menos 2 horas é algo difícil e só pode ser feito com o produto correto, pois do contrário causará danos ao piso. Vale consultar o fabricante para saber qual é o produto indicado ou mesmo o site da fábrica Weber: www.weber.com.br/rejunteepoxi – ou da fábrica Usina Fortaleza: www.usinafortaleza.com.br.

Para limpeza de revestimentos depois da aplicação e depois para manutenção procure não usar água sanitária (Candida), ela poderá alterar a composição do rejunte epóxi e corroer o rejunte.
Usar cera ou pasta ou resina para forma um película protetora é uma forma de proteger o rejunte e dar menos trabalho na manutenção. Para os rejuntes mais antigos e com resíduos de escuros, use detergente neutro. Ou no mercado existem produtos específicos para limpeza de rejuntes ou de azulejos.
Ácidos como o ácido clorídrico – Muriático (limpa pedras) não é recomendado pois poderá danificar o azulejo ou cerâmica ou porcelanato e o próprio rejunte.

Bom trabalho!!