Escolher o tipo de piso adequado para cada espaço da sua casa é tão importante quanto todo o resto. O material escolhido deve se adequar ao ambiente, seja interno ou externo, além de estarem de acordo com sua vida diária.


Nos ambientes internos, a cozinha merece atenção. Investir em peças grandes pode ser a melhor pedida, pois diminuem a área a ser rejuntada, o que, por consequência, também reduz o acúmulo de sujeira. O material que melhor se adequa é a cerâmica e os porcelanatos, por serem de fácil limpeza ou mesmo o cimento queimado (foto Acima) que está em tendência de alta.

O banheiro também pode se beneficiar das vantagens dos porcelanatos, no entendo, é preciso ter maior cuidado na escolha do material, por ter o perigo de escorregar. Por ser uma área de constante contato com a água, o ideal é usar peças antiderrapantes, a fim de evitar acidentes. Peças pequenas são largamente usadas nestes ambientes. Elas dão um ar de requinte e dão a sensação de maior espaço.

Quartos devem ser aconchegantes, portanto, o piso deve seguir a mesma linha. Pisos de madeira são ideais para alcançar este objetivo. É importante selecionar peças resistentes, como ipê e jatobá, por serem espaços de muita circulação. Usar tonalidades que combi nam com a decoração do ambiente é um adendo.

Já os ambientes externos permitem uma gama maior de tipos de pisos. É possível explorar a criatividade para montar um lugar bonito e que se adapte ao espaço disponível.

Madeira, granito, mármore, pedras ou concreto. Quase qualquer tipo de material pode ser usado. Para entornos de piscinas, as pedras são umas das mais vantajosas. Além de não apresentarem riscos de escorregamento, são muito resistentes, exceto a ardosia e o granito polido que molhados podem causar acidentes.  As pedras mais indicadas para áreas externas são: Pedra Mineira (São Thomé), Miracema, Paralelepípedo. Até mesmo vinil, que são fáceis de limpar, podem ser usados nessas ocasiões.

O mais importante é encontrar as peças que mais te agradam e que combinam com a sua casa, além de, claro, que caibam no seu bolso. Boa reforma!