Usar pastilhas de porcelana em algum ambiente da casa é algo que dá um toque especial e um ar de requinte, além de individualidade ao local. No entanto, uma dúvida frequênte é quanto ao assentamento do material, que deve ser feito de maneira correta e precisa.

Confira algumas dicas para um bom assentamento das suas pastilhas de porcelana no banheiro, na cozinha ou área externa para garantir o bom visual do seu lar.

Antes de começar as obras, é importante certificar-se de contratar mão de obra especializada para fazer o trabalho. Um profissional experiente e com o conhecimento adequado pode prevenir futuras dores de cabeça. Tal profissional tem todos os equipamentos necessários para que o projeto seja realizado com perfeição.

Comprar do material também merece atenção. A NGK, uma empresa com 50 anos de mercado, tem linhas de pastilhas de porcelana qualidade para qualquer tipo de ambiente. Comprar a quantidade certa é importante para evitar interrupções da obra. Concluir a instalação em cada parte de uma vez não deixa que desigualdades, como as de tonalidade, ocorram. É recomendável acrescer cerca de 5% a 10% na quantidade de pastilhas na hora da compra, considerando que podem haver danificação de material.

Escolher o tipo de argamassa que será usada é o próximo passo. As mais recomendadas são as de Assentamento e Rejuntamento Simultâneo e a Colante Industrializada – AC-III, que se adequam bem às pastilhas. Contudo, elas devem ser usadas conforme as informações fornecidas por seus fabricantes.

Com todo o material em mãos, é hora de preparar a superfície que receberá o assentamento. É preciso que a face esteja perfeitamente plana. Para isso, se faz necessária a aplicação de uma massa regularizadora, o emboço, que deve ser feito com cerca de 14 dias de antecedência. Também deve-se garantir que esteja resistente e limpa.

Após a preparação da argamassa que será utilizada, conforme recomendações do fabricante, deve-se aplicá-la na parede para, então, receber as pastilhas. Note que para cada tipo de argamassa, o assentamento se diferencia um pouco. É importante que o profissional siga as instruções de fábrica à risca para que a obra saia sem falhas.

Cantos, bordas redondas ou piscinas requerem procedimentos especiais, como cortes precisos nas placas de pastilhas.

Faça seu projeto, garanta bons materiais e mão de obra, atente-se aos detalhes e você terá um belo espaço decorado com pastilhas de porcelana na sua casa. Boas obras!